quarta-feira, 23 de julho de 2008

APRENDA TUDO SOBRE MECÂNICA DE MOTORES DE POPA

OLÁ A TODOS !!!



ESTE BLOG ESTÁ SENDO CRIADO PARA TODOS OS APAIXONADOS EM NÁUTICA, ESPECIFICADAMENTE, MOTORES DE POPA. MEU NOME É FÁBIO E TRABALHO COM ISSO HÁ 11 ANOS ( MOTORES : JOHNSON, EVINRUDE, MERCURY, MARINER E YAMAHA ) , POSSUO VÁRIOS CURSOS RELACIONADOS A MECÂNICA EM GERAL E ATUALMENTE ESTUDO MECATRÔNICA.

MEU OBJETIVO É  PRESTAR SERVIÇO EM MANUTENÇÃO MECÂNICA DE MOTORES MARÍTIMOS E DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES E MATERIAIS DE MECÂNICA PARA TODOS OS INTERESSADOS, SEJAM ELES : MECÂNICOS, CURIOSOS, PROPRIETÁRIOS E AFINS.



SEJAM BEM VINDOS !



LOGO ESTAREI DISPONIBILIZANDO O CONTEÚDO DE FATO.

Reações:

234 comentários:

  1. por favor, o sr poderia dar informações de um curso de manutenção em motores de popa na cidade do rio de janeiro? muito obrigado. esales@fabricaweb.com.br - Ernani Medeiros

    ResponderExcluir
  2. Fabio, gostaria de adquirir o manual do motor de popa Yamaha 25 HP DM ano 1986, É possível? Tenho esse motor e gostaria de desmontar o conjunto da rabeta para trocar retentor, oléos e rolamentos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ CLODOALDO ! DEIXE SEU E-MAIL PARA QUE POSSAMOS NOS COMUNICAR. EU TENHO ESSE CATÁLOGO SIM. E PODERIA DISPONIBILIZÁ-LO PARA VOCÊ EM CD. ESCREVA-ME : fdinato@oi.com.br

    UM ABRAÇO E ATÉ MAIS

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Fábio meu nome é Fabio tb moro na Ilha do Governador no Rio de Janeiro.
    Comprei um motor Mercory 25 HP ele sempre pegou bem mais um dia o mesmo deu um problema de pegar so na lenta quando eu acelerava ele morria.
    cheguei um comclusão que era a caixa preta, mais eu queria ter certeza tem um meio te testar o cdi?
    e queria se puder que me mandase explodido a mecanica e a rabeta.
    Achei muito interesante esse Blog sobre conserto de motores naltico.
    obs.; quero aprender.
    niver.veve@hotmail.com
    esse e meu email.
    um abraço

    ResponderExcluir
  5. ola fibio eu estou aqui na espanha sou mecanico de motores de popa a 25 anos . trabalho com motor foraborda e entrebordas de todas marcas
    a qui na espanha .gostaria de faser um curso por internete domotor johnson de 75hp ate 250hp os modelo novo q saiu tem como

    ResponderExcluir
  6. ola sou o fernando aqui da espanha meu msn é leila_fernan@hotmail.com se vc poder me manda resposta no meu msn . brigado

    ResponderExcluir
  7. OLÁ ! FOI UM PRAZER TE CONHECER. QUANTO AO CURSO...

    ... QUANDO VOCÊ FALA EM MODELO NOVO , ESTÁ FALANDO DO E-TEC ( INJEÇÃO DIRETA )???????

    QUANTO AO E-TEC , EU AINDA NÃO TENHO OS SOFTWARES QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO.

    IREI GUARDAR SEU E-MAIL E AO CONSEGUIR ESTE MATERIAL ENTRAREI EM CONTATO.

    UM GRANDÍSSIMO ABRAÇO !

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fábio, gostaria de informações sobre motor de popa, adquiri uma nova embarcação e esta veio com motor 25 hp, ano 1989, envinrude, não sei lhe dizer quantas horas de uso, porém em moderada conservação. Como não quis substituir por outro que possuo, resolvi fazer uma manutenção básica, entretanto quando abri a rabeta me deparei com uma pasta viscosa e branca nas partes do escapamento, minha dúvida é o que poder estar ocorrendo e o que devo fazer para tentar descobrir por onde esta àgua esta se misturando com o óleo.
    Desde de já agradeço. e sucesso.

    Leandro - Joinville- SC

    ResponderExcluir
  9. ola fabio sou fernado da espanha .
    os motores com injeçao direta sim .
    agardo seu contato . agradeço sua ateçao .
    vc tem msn pr a gente pode se falar ? obrigado um abraço.

    ResponderExcluir
  10. MECNAUTICA - FÁBIO7 de janeiro de 2009 14:37

    OLÁ LEANDRO - JOINVILLE - SC

    VOCÊ ESTÁ FALANDO SÓ DO ESCAPAMENTO OU ESTÁ FALANDO SOBRE O ÓLEO DE RABETA ????
    SE FOR DO ESCAPAMENTO, VOCÊ DEVE EM 1º LUGAR OBSERVAR SUAS VELAS. COLOQUE O MOTOR PARA FUNCIONAR EM MARCHA LENTA POR UNS 3 MINUTOS E DEPOIS DESLIGUE E RETIRE AS VELAS. BATA COM A PARTE DO ELETRODO EM SUA MÃO ( CERTIFIQUE-SE QUE SUA MÃO ESTÁ LIMPA E SECA ), CASO VEJA VESTÍGIO DE ÁGUA , SEU PROBLEMA ESTÁ NA CABEÇA DE FORÇA : JUNTA DO CABEÇOTE, JUNTA DA MUFLA, ECT...
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  11. Ola possuo um motor Johnson 70 hp e estou com problemas no mecanismo do Trim .Quando aperto o botaum xego a ouvir un estalo no motor mas ele naum se move, oq pode ser este problema?
    Se possivel me responda por email.
    bu_viralata@hotmail.com
    Grato pela ajuda =)

    ResponderExcluir
  12. Ola Fabio... gostaria de saber como posso estar fazendo um curso de mecânica de motores náuticos, moro em SC Itajaí. Queria me especializar em manutenção barcos e jets.

    fborges.leonardo@gmail.com

    att leonardo

    ResponderExcluir
  13. Ola fabio sou mecanico de automóvel,e sempre vou pesca em uma barragem proximo de brasilia-df, já no estado do goiais-go, e estou fazendo uma pesquisa para compra um motor de 15 HP da yamaha, ti pergunto este motor da muita manutenção e este motor é suficiente para um barco de 5 metros com 04 tripulante e mais vc tem manual de manutenção deste motor ou do motor de 25 HP tbem da yamaha, se tiver como posso adquirir este manual.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fábio,
    Meu nome é José e tenho interesse em aprender sobre motores de popa. Tenho um Evinrude 25. Gostaria de saber se vc tem oficina para os treinamentos ou tem DVS de treinamento? Como posso adquirir e qual o valor?
    Favor enviar resposta para o e-mail vastotti@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. em o cdi nao tem nada ver por que quando queima ele nem liga por que a a caixa preta do motor de popa eu sei por que o meu pai e formado nisso

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.

    Tenho motor evinrude 300hp v8 gasolina ano 92 e troquei duas bombas de combustivel segundo mecanico mas o problema do motor ainda continua gostaria de saber se vcs podem me ajudar ou indicar uma assistencia tecnica para eu resolver o problema.

    Defeito:

    Ao sair com a lancha o motor não desenvolve fica amarrado a 20 milhas ao precionar o afogador o motor deslancha a 55 milhas ao tirar o dedo do afogador o motor cai para 20 milhas novamente e não desenvolve mais velocidade .

    Se poderem me ajudar obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia.

    Tenho motor evinrude v8 gasolina ano 92 e troquei duas bombas de combustivel segundo mecanico mas o problema do motor ainda continua gostaria de saber se vcs podem me ajudar ou indicar uma assistencia tecnica para eu resolver o problema.

    Defeito:

    Ao sair com a lancha o motor não desenvolve fica amarrado a 20 milhas ao precionar o afogador o motor deslancha a 55 milhas ao tirar o dedo do afogador o motor cai para 20 milhas novamente e não desenvolve mais velocidade .

    Se poderem me ajudar obrigado.
    jony@castro.com.br

    ResponderExcluir
  18. OLÁ JONY !



    SE O MECÂNICO TROCOU AS BOMBAS E NÃO RESOLVEU, SEU PROBLEMA ESTÁ NOS CARBURADORES.

    EXISTE UMA DEFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL E ESTÁ DA INTERMEDIÁRIA PARA ALTA.



    UMA OBSERVAÇÃO: QUANDO O PROBLEMA É DA BOMBA ( S ) DE GASOLINA , O BULBO DE COMBUSTÍVEL MURCHA. ISTO ACONTECIA ???



    VERIFIQUE O SEU BULBO , AS VÁLVULAS SE DANIFICAM E O COMBUSTÍVEL RETORNA PARA O TANQUE CRIANDO UMA DEFICIÊNCIA DE COMBUSTÍVEL NOS CARBURADORES...



    ... OU O MOTOR ESTÁ COM ALGUMA MANGUEIRA DE COMBUSTÍVEL OBSTRUÍDA OU DOBRADA. OU SEUS CARBURADORES NECESSITAM DE UMA BOA LIMPEZA E INSPEÇÃO.



    ONDE ESTÁ SUA LANCHA ???



    UM ABRAÇO... E ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  19. ATENÇÃO: AVISO AOS NAVEGANTES - FAVOR DEIXAR E-MAIL PARA RETORNO.

    OBRIGADO A TODOS !!!

    ResponderExcluir
  20. Acabei de comprar um barquinho, mas não entendo nada de mecânica náutica, só de carros. Gostaria de algum material que pudesse nortear meus estudos. Grande abraço a todos. Obrigado
    guaraci_graca2008@hotmail.com
    ps. como faço pra me tornar membro?

    ResponderExcluir
  21. Me desculpem, eu é que postei a mensagem acima. Meu nome é Guaraci, e moro no RN. Valeu

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, sou de Porto Alegre/RS, tenho um YAMAHA 150HP V6, estava eu andando no domingo, andei o dia todo ligando e desligando ele no final do dia na hora de ir embora não quis pegar, o motor ficou pesado.
    O que pode ser arranque ou algo no motor, bateria não é pois estava com uma reserva.
    alexburatto@ig.com.br

    ResponderExcluir
  23. Alguem tem um projeto para fabricar um tanque para testes de motores de popa?
    Quais as dimensoes recomendadas?
    Tem quebra ondas? Como é?

    Grato,

    Ricardo Campos.
    rcampos@mconline.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ola Fabio meu nome é Alan cara meu motor caiu na agua (doce) desligado e não quer mais funcionar vc poderia me dar um socorro do que fazer
    alancetsp@ig.com.br

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,

    Gostaria muito de fazer curso de manutenção de motores de popa, jet ski....
    Moro no oeste do Estado de São Paulo.
    Onde seria o local mais próximo e ou mais pratico.
    jaymepavanelli@uol.com.br

    ResponderExcluir
  26. OLÁ ALAN !

    RETIRE A(S) VELA(S) E O(S) CARBURADORE(S).
    ENCHARQUE O MOTOR DE OLÉO, OU SEJA, COLOQUE BASTANTE OLÉO 2 TEMPOS
    PELA ADMISSÃO ( ORIFÍCIO ONDE ENTRA O CARBURADOR), DEPOIS DÊ PARTIDA
    VÁRIAS VEZES ( ATÉ CANSAR ESTÁ BOM ! ) . VOCÊ IRÁ OBSERVAR QUE BOA
    PARTE DESTE OLÉO SAIRÁ PELO(S) ORIFÍCIO(S) DA(S) VELA(S).
    FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO, SENDO QUE AGORA O OLÉO SERÁ POSTO PELO(s)
    ORIFÍCIO(S) DA(S) VELA(S).

    ESTE PROCEDIMENTO É PARA LUBRIFICAR OS ROLAMENTOS E EVITAR QUE OS
    MESMOS NÃO TRANQUEM NO FUTURO.

    LIMPE O(S) CARBURADOR(S). É FÁCIL, DIGAMOS QUE INTUITIVO. APENAS
    OBSERVE A POSIÇÃO DAS PEÇAS PARA QUE A MONTAGEM FIQUE CORRETA.
    SE O MOTOR FUNCIONAVA CORRETAMENTE, NÃO TENTE MUDAR NADA NA MONTAGEM,
    RESPEITE AS POSIÇÕES ANTERIORES. ISTO VAI FACILITAR SUA VIDA !
    PROVALVELMENTE O MOTOR NÃO FUNCIONOU PORQUE O(S) CARBURADOR(S) ESTAVA
    CHEIO DE ÁGUA.

    VERIFIQUE A(S) CENTELHA(S) NA(S) VELA(S) ANTES DE COLOCAR O MOTOR EM
    FUNCIONAMENTO. SE ESTIVER VERMELHA TROQUE A(S) VELA(S)

    QUAL O SEU MOTOR ????????????????????

    SE NAO CONSEGUIR ESCREVA NOVAMENTE COM MAIS DETALHES.

    ESPERO TER AJUDADO. UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia.

    Em julho do ano passado comprei uma lancha de 21 pés com motor Mercury de 175Hp. o conjunto é de 1998 em bom estado de conservação. Estou parando em um estacionamento para lanchas e após chegar do mar parei na bóia. No final da tarde o dono do estacionamento me ligou para avisar que o élice estava patinando. Como o irmão dele é mecânico, pedi que desse uma olhadinha. Ao remover o élice ele percebeu que a mesma estava com a bucha estourada e pedi para que fosse feito o reparo. O reparo foi feito e mais uma vez ele me ligou informando sobre uma folga no eixo do élice. Pedi para deixar do jeito que estava e não mexer mais. Fui até lá e notei que realmente o eixo do élice estava mesmo com folga pois ao empurrar e puxar no sentido longitudinal ele apresentou uma folga bem grande em comparação com outros motores. Oirmão do dono do estacionamento, que é mecânico me cobrou 350,00 só de mão de obra para abrir a rabeta e ver o que está ocorrendo. Estou parando o barco lá à um mês. Você acha que pode ser boicote?
    Como sou mecânico de aviões, acho que dou conta de fazer o serviço. Gostaria de algumas dicas de procedimentos e material que será necessário comprar, como juntas, gachetas...
    Email: ferwil@gmail.com
    Att. fernando William

    ResponderExcluir
  28. Ah!!!
    Tem como me enviar uma visão explodida da rabeta do motor Mercury de 175 HP?
    Email: ferwil@gmail.com
    ID:34040*8
    Fernando William

    ResponderExcluir
  29. OLÁ FERNANDO !

    UM BOICOTE, A PRIORI , EU DESCARTARIA, ATÉ PORQUE ELE TERIA QUE
    DESMONTAR A RABETA , "PLANTAR" O DEFEITO E DEPOIS MONTAR NOVAMENTE.
    JÁ QUE VOCÊ É MECÂNICO VOU LHE DAR ALGUMAS DICAS:

    SE O MOTOR TEM PROBLEMA NA RABETA, MAIS ESPECIFICADAMENTE NO CONJUNTO DE
    ENGRENAGENS , VOCÊ AO ARRIAR O OLÉO DE RABETA ENCONTRARÁ LIMALHA NA
    PONTA DO PARAFUSO OU MESMO NO ÓLEO ;
    OBSERVE TAMBÉM SE NÃO TEM VESTÍGIO DE ÁGUA NO ÓLEO;
    SE VOCÊ ENCONTRAR ESTAS CARACTERÍSTICAS, ABRA A RABETA.

    SEU MOTOR ESCAPA MARCHA ??????????

    NÃO ME ENTENDA MAL, MAS...
    SE O MOTOR NÃO ESCAPA MARCHA , NÃO TEM VESTÍGIO DE ÁGUA OU LIMALHA
    NO INTERIOR DA RABETA ...
    EU NÃO VEJA PORQUE VOCÊ ABRÍ-LA.

    O CUSTO PARA FAZER ISTO É ALTO - CONSIDERANDO KIT DE RETENTORES DA
    RABETA - ROLAMENTOS DE ENCOSTO DAS ENGRENAGENS - CASEAMENTO - ETC... .
    SEM CONTAR QUE É PRECISO UM SACA POLIA ESPECIAL PARA RETIRAR O
    CANHÃO.

    PROVAVELMENTE EXISTE UM DESGASTE NOS ROLAMENTOS DE ENCOSTO DAS
    ENGRENAGENS, NORMAL PARA UM MOTOR DE 1998 , PORÉM É POSSÍVEL VOCÊ
    MONITORAR ESTA FOLGA AO REVISAR O ÓLEO, DIGAMOS DE 6 EM 6 MESES.
    AH !!!! UM DETALHE IMPORTANTE : SEU CABO DE MARCHA DEVE ESTAR REGULADO
    DE MANEIRA CORRETA E SEM FOLGAS.

    MUITOS DOS DESGASTES DO CONJUNTO DE ENGRENAGENS É PORQUE NÃO ESTÁ COM
    A REGULAGEM DO CABO PERFEITA OU EXISTE FOLGA NAS PEÇAS INTERMEDIÁRIAS
    DO SISTEMA DE MARCHA.

    OUTRA COISA , NUNCA COMPARE UM MERCURY 175 COM QUALQUER OUTRA MARCA OU
    HP. CADA MODELO SAI DE FABRICA COM UMA ESPECIFICAÇÃO.
    SENDO ASSIM , VOCÊ PODERIA ATÉ FAZER UMA COMPARAÇÃO , MAS COM UM
    OUTRO MERCURY 175 HP DE 1998.

    ESPERO TER AJUDADO E UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Fabio, quero sua ajuda....tenho um motor yamah 15hp com uma 5 horas de uso, uso ele so de vez enquando nos finais de semana....de uns dias para cá ele começou pingar mais ou menos uma gota de óleo por dia na cor preta bem liguenta com cheiro de gasolina na rabeta em baixo da elice....se vc puder me ajudar eu agradeço, sem mais abraços.....João

    ResponderExcluir
  31. OLÁ JOÃO !

    PELAS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ DEU ( E FOI UMA EXCELENTE DESCRIÇÃO ), NÃO SE PREOCUPE, POIS ESTA MISTURA QUE VOCÊ ESTÁ VENDO É DA DESCARGA.
    O MOTOR 2 TEMPOS NÃO TEM 100% DE QUEIMA E COM ISTO MUITO DA MISTURA ÓLEO X COMBUSTÍVEL- APROXIMADAMENTE 30% - É DESPERDIÇADA JUNTO COM O MONÓXIDO DE CARBONO( RESULTADO DA QUEIMA ).
    O ÓLEO DA RABETA QUANDO VAZA TEM OUTRAS CARACTERÍSTICAS, É MAIS LIMPO E COM UMA VISCOSIDADE MAIOR.

    CONTINUE OBSERVANDO, E NÃO ESQUEÇA DE TROCAR O ÓLEO DE RABETA COM 10 H DE USO.

    UM GRANDE ABRAÇO E QUALQUER DÚVIDA É SÓ CONTACTAR !

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Fabio, meu nome é Marcelo e tenho um yamaha de 40 hp , na ultima vez que eu utilizei ele percebi que não estava saindo agua pelo jato que vem da bomba de refrigeração do motor, gostaria de saber se é a bomba que costuma dar defeito ou se é mais comum ser o rotor da bomba , se possivel me mande um manual de troca desse sistema, espero que você possa me ajudar um grande abraço.

    marceloofarias@msn.com

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Fabio eu gostaria de fazer o curso de mecânica para motores de polpa e pra jet gostaria de saber o valor do curso pode me mandar pro meu email emersonbtc@hotmail.com aguardo resposta obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Preciso de um desenho da parte de partida ...(enrolador da fieira) do motor johnson 8hp ano 95 desmontou sozinho ao dar muitas firadas e não sei montar...
    Agradeço ajuda.... Cicero

    ResponderExcluir
  35. Olá pessoal meu nome é Marcelo moro em curitiba e trabalho com o meu filho por ser uma questão de pai e filho e por gostarmos tanto de nautica motores e eletronica somos totalmente coprixosos com o equipamento do nosso cliente.Consertamos CDI,bobinas,estatores,motores eletricos e etc.
    caso queiram entrar em contato o numero é 92074737,obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  36. OLÁ MARCELO ! GOSTEI DO JABÁ !!!
    QUANTO CUSTA PARA CONSERTAR UM CDI DO 15 HP JOHNSON ANO 95 ???????

    VAI DO RJ.

    ResponderExcluir
  37. ATENÇÃO CÍCERO : DEIXE SEU E-MAIL QUE LHE ENVIAREI O QUE PEDIU.

    ResponderExcluir
  38. Olá Fábio que bom que gostou!Entao meu amigo o conserto do CDI original:
    externo 120,00 e interno 140,00

    beleza?
    qualquer coisa entre em contato.

    ResponderExcluir
  39. boa tarde fabio estou com um motor JOHNSON 15 hp porem não esta refrigerando ja olhei se esta entupido , esta limpo porem não refrigera gostria de algumas orientação a proceder p sanar o problema.

    ResponderExcluir
  40. boa tarde fabio estou com um motor JOHNSON 15 hp porem não esta refrigerando ja olhei se esta entupido , esta limpo porem não refligera gostria de algumas orientação a proceder p sanar o problema.imail tiesquinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Tenho um motor de popa 225 hp jonshon FIT ano 1999.
    Estou com um problema quando o motot aquece ele não pega mais assim que esfria pega normalmente.
    Meu mecanico não econtra uma solução .
    Se puder ajudar seria bom .

    ResponderExcluir
  42. OLÁ JOSÉ !

    ANTES DE CONDENAR O MÓDULO , PRINCIPALMENTE SE NÃO TEM A FERRAMETA
    PARA DIAGNÓSTICO, DEVE-SE ANALISAR ALGUMAS QUESTÕES:

    - SENSOR DE TEMPERATURA - PODE ESTAR EM CURTO, OU SEJA, ACIONANDO ANTES
    DO ESPERADO - O MOTOR TEM UM SISTEMA DE SEGURANÇA QUE QUANDO O MOTOR
    AQUECE ELE NÃO PERMITE QUE O MESMO FUNCIONE.
    - QUANDO ELE NÃO FUNCIONA, DEPOIS DE AQUECIDO , TEM CORRENTE NAS VELAS
    NORMALMENTE ???????????
    - TESTE O SENSOR DE TEMPERATURA !!! - MEÇA CONTINUIDADE COM O
    OMÍMETRO. É UM TESTE SIMPLES , PORÉM EFICAZ.
    - DEVE SER FEITA A PINAGEM DA FIAÇÃO PARA DETECTAR POSSÍVEL CURTO NO
    CHICOTE.
    - VERIFIQUE A TAXA DE COMPRESSÃO DOS CILINDROS .
    - ABAIXO DE 90 LB - O DEFEITO DO MOTOR É POR ESTA CAUSA.
    - NÃO PODE TER UMA DIFERENÇA DE COMPRESSÃO DE UM CILINDRO PARA O
    OUTRO MAIOR OU IGUAL A 15 LB.
    - QUANDO FALO DE COMPRESSÃO É PORQUE QUANDO O MOTOR AQUECE AS CAMISAS
    DILATAM E SE OS ANEIS NÃO VEDAREM PODE OCORRER O QUE VOCÊ RELATOU.

    PRIMEIRO FAÇA TODOS OS TESTES NECESSÁRIOS ANTES DE TROCAR QUALQUER
    PEÇA. TODAS AS PEÇAS DESSE MOTOR SÃO CARAS E FICAR GASTANDO DINHEIRO
    EM VÃO NÃO É O IDEAL.

    QUALQUER OUTRAS DÚVIDAS É SÓ CONTACTAR ! UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  43. Fábio vc poderia indicar onde posso fazer um curso de mecanica de motores de popa?
    Desde já agradeço sua atenção.
    E-mail : midmax@ig.com.br

    ResponderExcluir
  44. Ola fabio tenho um motor johnson 45 hp nao sei bem o ano, mas o q quero saber é que preciso colocar uma bateria pra iluminaçao pra pescar, como faço pra fazer uma ligaçao pra carregala. desde ja obrigado.
    joedusantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Parabéns Fabio pela soliedariedade com os aeronauticos.Entro em contato breve para aprender a manutenção do motor Envirude 50 hp-Desmontei o sitema hidrálico do trim.Onde consigo o kit de reparo dos "o" Rings.
    Abraços Mec.Aer. Airton
    Email:airtonjunior@brturbo.com .br

    ResponderExcluir
  46. ja lhe mandei meus agradecimentos para seu imail, mas gostaria de deixar registrado por aqui. vc é o cara. abraços.
    joedusantos.

    ResponderExcluir
  47. Olá Fabio, tenho um motor jonshon 15 hp ano 96, o problema é o seguinte: O motor na lenta não queima o cilindro de cima, troquei as velas, os cabos de posição,as bobinas e o problema continua. Percebi que quando batia no cdi o motor passava a funcionar, troquei então o cdi por um usado de um amigo que me emprestou, o defeito mudou passou a queimar os dois cilindros na lenta, mas não tem força. Será que o meu problema é mesmo cdi ou foi só coincidência? Se puder me ajudar te agradeço, pois não quero comprar peça desnecessária. tortinho@click21.com.br

    ResponderExcluir
  48. Olá pessoal,me chamo Henrique moro em curitiba e gostaria de saber onde ou como consigo fazer cursos de motores de popa,se alguem puder me ajudar muito obrigado.
    grande abraço.

    email:luizhenrique_camara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá Fabio,meu nome é Valdecir, parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas, gostaria de fazer cursos de motores nauticos, moro em Londrina PR, vc tem material em CD ou DVD ?
    pode me fornecer ? se tiver favor me passar o valor, grato e aguardo sua resposta no email valdecir1965@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Ola Fabio... gostaria de saber como posso estar fazendo um curso de mecânica de motores náuticos, moro em SC Joinville, vc tem material em CD ou DVD ?
    pode me fornecer ? se tiver favor me passar o valor, grato e aguardo sua resposta no email
    romildovideorom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Tudo bem Fabio... Vou troca o oleo da raberta do motor mecury 50 e gostaria que voce me desse um ajuda. Estou aguardando, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  52. Oi Fabio! meu nome é Lorwan moro em Brasilia e gostaria de saber como posso fazer um curso de náuticos.

    ResponderExcluir
  53. Oi Fabio é o Lorwan outra vez quero dizer curso de motores náuticos meu e-mail é lamffireman@ig.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  54. ola fabio, estou com um problema no motor 25 everude e que refrigera "ou seja puxa agua so em alta, em baixa não fica asialndo a água, já fizemos de tudo trocams o rotor, tiramos a bufa para ver se era entupimento e nada adiantou. ve se pode me orientar.
    grato

    andersonbignon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá Fábio!
    Parabéns peloBLOG!
    Nunca poderia imagimar que houvesse tanto profissionalismo assim. Vc gosta mesmo do que faz.meu nome é Vicente Paulo, conheço bastante de manutenção de motores, mas não tenho tanta prática. Como tenho facilidade de aprendizado, gostaris de aprender sobre motores naúticos, visto que em minha cidade temos poucos colaboradores nessa área.Poderia me ajudar, me enviando endereços de escolas ou cursos na areá naútica? Venda de apostilas tb seria bom ou sites especializados.
    Um forte abraço e felicidades.
    Vicente Paulo s. Andrade.
    vpsa@oi.com.br - Divinópolis-MG

    ResponderExcluir
  56. Olá Fabio, muito legal sua iniciativa e precisando, meu nome Gabriel, você que é mecanico ou lojista e precisa de peças novas, importamos peças de motor de popa e jet, ótimos preço, temos uma novidade no mercado, que é o programa de sistema de diagnostico para motores de popa, venha fazer uma consulta, MSN: safe-wave@hotmail.com ou e-mail: gabriel@safewave.com.br.

    ResponderExcluir
  57. OLÁ FÁBIO GOSTARIA DE SABER SE VC PODE ME INDICAR OU ARRUMAR O MANUAL COM TODAS AS ESPECIFICAÕES TÉCNICAS DOS MOTORES "YAMAHA ENDURO 25hp ANO 91 e 93".

    ResponderExcluir
  58. GOSTARIA DE SABER DE MAIS INFORMAÇOES DE CURSOS NO RIO DE JANEIRO , MOTOR DE POUPA W
    MEU EMAIL E WTYINO@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  59. Olá Fábio!
    Gostei muito das suas dicas de mecânica náutica,pois garanto que muitos leigos sairam do sufoco.A propósito:tenho um motor Evinrude 15hp ano 93 de ums tempos prá cá após uma revisão em um mexedor de motor foi constatado que o CDI estava com defeito.mandei retificar e nunca mais ficou o mesmo.A lenta não emparelha, funciona um pouca e se corta,depois custa pra pegar.Já na alta funciona normal.Qual a sua impressão sobre esse sintoma.
    já tenho medo de andar em lugares de cachoeira,já pensou se se corta no meio da correnteza?Por favor me dá uma dica.Obrigado.

    ResponderExcluir
  60. OLÁ !

    PRECISARIA DE MAIS INFORMAÇÕES, OU MAIS ESPECÍFICAS PARA PODER TE AJUDAR.
    PORÉM, VAMOS TENTAR...
    1- DEIXE O MOTOR FUNCIONAR POR UNS 3 MINUTOS SEM MARCHA ( EM NEUTRO ) E EM UM GIRO BAIXO, OU SEJA , SUFICIENTE PARA QUE NÃO "MORRA".
    2- RETIRE AS VELAS E OBSERVE:
    - EXCESSO DE COMBUSTÍVEL;
    - VESTÍGIO DE ÁGUA;
    - DESGASTE NO ATERRAMENTO DO ELETRODO;
    - CALIBRAGEM - 0.30 POLEGADAS;
    - COLOQUE-AS EM MASSA E VERIFIQUE A QUALIDADE DA CENTELHA - VERMELHA / RUIM - AZUL / BOA. COM UM ALICATE BEM ISOLADO SEGURE O CABO DE VELA E APROXIME A VELA AO ATERRAMENTO ( MASSA ) A UMA DISTÂNCIA DE 7/16 DE POLEGADAS, A CENTELHA DEVERÁ SALTAR ESTA DISTÂNCIA SEM FALHAS.
    3- PARA DESCARGO DE CONSCIÊNCIA MEÇA A COMPRESSÃO - IDEAL : 120 LIBRAS - TOLERÂNCIA : 90 LB.
    4- O CARBURADOR ESTÁ REVISADO ????????????????????

    ESPERO TER AJUDADO. ESPERO SEU RETORNO COM MAIORES DETALHES.

    UM ABRAÇO. AH ! DEIXE SEU E-MAIL !!!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Olá! Meu nome é Marcos, estou á procura de um manual de torque das porcas e parafusos do motor Johnson 25 hp ano 84, sempre reaperto as porcas da rabeta sómente com a chave , não uso torquímetro.
    meu email é: mctechy@gmail.com
    Desde já agradeço
    Abraços

    ResponderExcluir
  62. Olá fábio!
    Meu nome é Uílian, sou de Porto Algre. tenho um motor johnson 150 hp ( da década de 80). O aranque apresentou um problema: O eixo que deve avançar em direção a cremalheira do motor( acho que o nome é "BENDX") para faze-lo "virar" não chega até o final do seu curso.Fica girando sozinho! O que poderia estar ocorrendo ??
    Meu e-mil : wil_canoas@yahoo.cm.br
    Um araço parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  63. Ola Fabio.
    Possuo yamaha 40 hp xmhs e gostaria de saber como regular ar x combustivel para que fique na regulagem exata.
    A regulagem de ar x combustivel pode interferir no rendimento do motor?
    Obrigado abraços estou no aguardo.
    Meu email- newkimura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Caro Fábio,

    Já guardei a sua dica.O meu motor é aquele que está com problema de lenta após retífica no CDI.Na alta anda bem.Mas se corta depois de um certo tempo andando na lenta e custa para pegar.E mais um detalhe que não havia te falado:ao injetar gasolina a bombinha da mangueira tem que trancar ou endurecer quando enche de gasolina o filtro e demais compartimentos,mas o meu a bombinha não tranca nunca.Parece que tem um saida de ar em algum lugar,mas não cai gasolina.Já fiz teste até colocando espuma em todo motor e injetei gasolina com a bombinha mas naõ notei nada.Estranho!vou fazer o teste com a tua dica.Obrigado desde já.(minha consulta no dia 26 de março-meu email- mellovargas@bol.com.br

    ResponderExcluir
  65. gostaria de saber a real diferença entre motores 25&35 hp evinrude

    ResponderExcluir
  66. Caro Fabio, gostaria de sua ajuda para regular o carburador do motor 90hp V4 johnson, o problema é que acelero e o mesmo demora uns tres minutos para responder, ou seja, fica pesado e nao desenvolve de imediato so depois de andar um bom tempo que o mesmo se desenvolve.
    O primeiro motor que tive era de apenas 1 carburador me encinaram abri a agulha 1 volta e meia e depois ir fechando, o mesmo procedimento posso utilizar para o motor com 2 carburadores?
    carlosgustavo222@msn.com

    ResponderExcluir
  67. fabio meu nome é cleudes sou de rondonia.
    tenho um motor 15 hp johnson não sei bem o ano deve ser de 80 ate 87 ele é bem gastador e não da lenta e quando ele desliga não pega mais afoga e nada, pode bater fieira sem parar por uns 15 minutos resmindo será que é bomba de gasolina que ta mandando muito combustivel?dai enxarca e demora pra pegar?ou ó defeito ta no carburador?
    muito obrigado aguardo sua resposta via email se não for muito dificil atendimentosony@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. QUANTO AO AMIGO QUE PERGUNTOU SOBRE A DIFERENÇA ENTRE UM 35HP E UM 25HP:
    A DIFERENÇA ESTÁ NA GIGLAGEM - ESPECIFICADAMENTE NO GIGLÊ DE ALTA.

    ResponderExcluir
  69. por favor gostaria de saber como é feita a troca do oleo da rabeta do motor mercury 25hp 92 ??
    tenho esse motor a pouco tempo, apos andar com ele percebi um pequeno vasamento na rabeta quando ele estava fora d´agua isto é normal ou é algum problema de retentor?
    desde já obrigado

    ResponderExcluir
  70. OLÁ !

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES QUANDO AO ÓLEO DE RABETA:

    - DRENE O ÓLEO E OBSERVE SE TEM ÁGUA. ESTA SAIRÁ PRIMEIRO QUE O ÓLEO.
    - SE O ÓLEO ESTIVER ESBRANQUIÇADO É SINAL QUE JÁ ESTÁ PASSANDO ÁGUA PARA DENTRO DA RABETA.
    - CASO ESTAS CARACTERÍSTICAS SEJAM ENCONTRADAS, TROQUE O KIT DE RETENTORES DA RABETA.
    - O ÓLEO A SER USADO É O SAE 90 - PARA CAIXA DE ENGRENAGENS. QUALQUER MARCA, CONSIDERANDO AS MAIS CONHECIDAS E CONFIÁVEIS.




    1- RETIRE OS PARAFUSOS DE DRENAGEM DO ÓLEO. VER ANEXO.

    2- DEIXE TODO ÓLEO SAIR. ATENÇÃO : NÃO LAVE O INTERIOR DA RABETA COM NADA.

    3- COM UM VASILHAME DO TIPO DE CATCHUP, POR EXEMPLO, COLOQUE O ÓLEO PELO PARAFUSO DE BAIXO. É UM PROCESSO COMPLICADO PARA INICIANTE, PORÉM POSSÍVEL. EXISTE UMA BOMBA ESPECÍFICA PARA ISTO, PORÉM É CARA.

    4- QUANDO SAIR ÓLEO PELO PARAFUSO DE CIMA SIGNIFICA QUE O RECEPTÁCULO DA CAIXA DE ENGRENAGENS FOI COMPLETAMENTE PREECHIDO.

    5- AINDA COM O VASILHAME NO ORIFÍCIO DE BAIXO E PRESSIONANDO O ÓLEO , TAMPE O ORIFÍCIO DE CIMA.

    6- JÁ COM O PARAFUSO DE CIMA NO LUGAR, RETIRE RAPIDAMENTE O VASILHAME E COLOQUE O PARAFUSO DE BAIXO. É PROVÁVEL QUE SE PERCA UM POUCO DE ÓLEO, PORÉM NÃO SE PREOCUPE. ATENÇÃO : UM POUCO DE ÓLEO... ISTO É O MÍNIMO POSSÍVEL.

    7- PRONTO ! DÊ O APERTO FINAL NOS PARAFUSO E BOA NAVEGAÇÃO.

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, busco alguem que trabalhe com retifica bomba eletrica gasolina motor popa 90hp evinrude ete-c, aguardo contato obrigado!! marcelo.videodigital@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Olá pessoal tenho um motor 3.3 Johnson
    As vezes ele perde o desempenho, acelero o máximo e parece que está na metade. Limpei o carburador, resolvel mas na segunda vez que usei deu denovo limpei novamente e resolveu.
    Mas acho que aconteceu rápido o que pode ser???
    Grato
    Vili

    ResponderExcluir
  73. Olá Fábio.
    Tenho um Yamaha 25HP ano 1996, em perfeitas condições, porém, neste último final de semana, o danado ficou estranho. Está cada vez mais dificil de dar partida. Antes ele pegava de primeira, agora está dando trabalho, é necessário dar umas 10 puxadas no Cordão para fazer o motor pegar. Por onde devo começar? carburador e Velas? Detalhe: Isso aconteceu de uma hora pra outra, nao foi gradativo.
    Muito obrigado!

    Fabrício

    Email: fabricioguzzy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Ola Fábio, estou comprando uma lancha focker e ela tem um motor marca Selva 50 hp. gostaria que me desse alguma dica sobre esse motor, acharei peça qdo precisar? é um bom motor? ele tem 50 hrs de uso, o q vc acha.

    ResponderExcluir
  75. Amigo estou comprando uma lancha com motor 50 hp, marca SELVA, sera que terei problemas com esse motor, acharei peças, é confiavel. grato

    ResponderExcluir
  76. Olá, estou comprado uma lancha velocity 175 com motor 115 johnson (ocean pro) , gostaria de saber se o custo de manutenção é muito maior que o mercury ou yamaha e se ele costuma dar muita manutenção. (está com 100 hrs de uso). obrigado.
    meu e-mail jcatanduva@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  77. Boa noite colega Fabio! Tenho um motor Yamaha 15HP 2001, e o mesmo está falhando 1 cilindro, já coloquei velas novas mas o problema persiste, o que devo fazer? pois gostaria de que eu mesmo fize-se a manutenção. Obrigado. Rogério Joinville S/C rogerkis@pop.com.br

    ResponderExcluir
  78. Fabio boa noite meu nome é Paulo estou adquirindo um motor de 4 tempos da honda ano 2000 gostaria de saber se a manutençao é muito cara e se encontro as peças com facilidade tcamirassol@terra.com.br

    ResponderExcluir
  79. Fabio tenho um motor da mariner 15hp ano 96 gostaria de saber se é um bom motor vale a penaq trocar por um honda 4 tempos ano 2000

    ResponderExcluir
  80. Olá Fabio, estou aqui de volta e precisando, sou Gabriel, você que é mecanico ou lojista e precisa de peças novas, importamos peças de motor de popa e jet, ótimos preço, TEMOS UMA NOVIDADE NO MERCADO, que é o programa de sistema de diagnostico para motores de popa, venha fazer uma consulta, MSN: safe-wave@hotmail.com ou e-mail: gabriel@safewave.com.br.

    ResponderExcluir
  81. Pra completar. O sistema de diagnostico serve nos Mercury EFI, Optimax, Verado e Mercruiser. Nos Yamaha funciona nos HPDI, 4 tempos e JEts.
    MSN: safe-wave@hotmail.com ou e-mail: gabriel@safewave.com.br.

    ResponderExcluir
  82. ola boa tarde sou apaixonado por pesca tenho um motor de popa johnson 15 mas estou sem grana como faço para eu mesmo ver ele não esta refrigerando onde era para sair agua e ar só esta saindo ar se puder me ajudar fico muito grato, eu ja abri o motor poderia me dizer se tem algum retentor pois encontrei pedaços de borracha o ano dele é 76 desde ja muito obrigado se tiver alguma imagem ou algum lugar onde possa encantra imagens do sistema de refrigeração vai me ajudar a mexer,, valeu.

    ResponderExcluir
  83. Gostaria do passo a passo de como trocar um rotor(jonhson 8hp)

    ResponderExcluir
  84. Gostaria do passo a passo de como trocar um rotor(jonhson 8hp)

    jeferson-2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de saber se os motores johnson, fabricados em 1996, são de injeção ou carburados..

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  86. tenho um yamara 40 andei sem oleo na gasolina e agora ele em alto apaga.....depois de andar uns 5 minutos.motor com 8 horas de uso...e andei uns 5 minutos com esta gasolina oque devo fazer.....
    marcos_cascavel@hotmail.com
    pode me ajudar

    ResponderExcluir
  87. OLÁ DIEGO TAMANINI !

    OS MOTORES JOHNSON DO ANO DE 1996 SÃO CARBURADOS.

    UM ABRAÇO E DISPONHA.

    ResponderExcluir
  88. ATENÇÃO AOS NAVEGANTES !!!

    DEIXE NOME E E-MAIL PARA CONTATO.

    UM ABRAÇO A TODOS. FÁBIO

    ResponderExcluir
  89. Fábio, qual a sua opinião sobre o motor de popa: JONHSON - ANO: 1999 - 3 CILINDROS - PARTIDA MANUAL E ELETRICA - COMANDO A DISTANCIA?

    Aguado retorno.

    Um Abraço,

    ELIOMAR DIAS
    eliomardias@ig.com.br

    ResponderExcluir
  90. amigão tenho um 5hp da yamaha, o cdi dele foi pro pau, como não tinha na cidade um amigo me disse que eu poderia usar o cdi do 15 hp sem problema, procede essa informação, ou vou ter problemas se eu colocar esse cdi no meu motor? um abração. cleusonhozana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Bom dia fabio td bem???
    meu nome eh Gabriel, sou mecânico de automóveis, e tenho grande interesse em aprender a manutenção de motores náuticos.
    Se tiver algum material sobre funcioamento e diagnóstico da parte de ignição dos motores de popa, e puder me enviar por e-mail, fico mto agradecido. gabriel_sub@yahoo.com.br
    grato

    ResponderExcluir
  92. amigão sempre que fico alguns dias com meu motor parado, tenho dificuldade de fazer ele pegar quando vou usar, isso é normal? porque isso acontece? o certo é guardar ele deitado ou em pé? ou isso não tem nada a ver, me diga qual vela devo usar nele, meu motor é 5 hp yamaha,

    ResponderExcluir
  93. se vc tiver o manual em portugues dele, e puder me mandar eu agradeço

    ResponderExcluir
  94. bom dia a todos, alguem sabe onde posso fazer um curso sobre mecanica de motor de popa no rj ???

    leandro.

    ResponderExcluir
  95. ola fabio meu nome e adriano tenho 28 anos moro em manaus sou mecanico mas nao tenho cursos pra comprova mas tenho 11 anos de pratica trabalho com jets e motor de popa tenho uma oficina nautica flutuante sou apaixonado pela necanica tenho muitas ferrantas e tambem diagnosticos de todos mas como vc sabe é muito ruim ter todas as ferrametas pricipas mas nao ter cursos. eu gostaria que vc me ajudace a onde eu consigo feze corsu pra jets 4t mail é jetstarservicos@gmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  96. bom dia fabio sabe me dizer onde poso fazer o curso de mecanica nautica em curitiba.stallstall@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Olá Fábio, parabéns pela boa vontade!! Gostaria de informações de mecanica geral sobre os motores yamaha de 8 hp ano 1989, 15hp ano 1996 e o johnson ano 1993. Meu email é michelfisioterapeuta@hotmail.com. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  98. SÓ PARA LEMBRAR : DEIXE NOME E E-MAIL AO REMETER UM COMENTÁRIO.

    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  99. Olá Fábio, sou eu d novo, troquei a helice de meu motor yamaha 8hp pinado e o mesmo ficou 'frouxo', ou seja, nao consegue pegar rotação. Parece que a hélice que coloquei é de um motor de 15 hp, porem o mecanico me disse q o tamanho das helices de ambos eram os mesmos. Isto está correto??? Se positivo porque o motor nao desenvolve?? Ps: qdo pego alguma corredeira ele fica mais fraco ainda, quase morrendo, parece q nao tem força pra girar a helice. Espero que possa me ajudar. Grato!!!! michelfisioterapeuta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde!
    gostaria de saber qual a posição correta do botão de regulagem frontal do jonhson 15 hp ano 87
    Att

    Denilson

    ResponderExcluir
  101. Boa Noite, tenho um Evinrude 97 35Hp 3 Cils, ele tem um problema sério, sempre q tento dar a partida ele demora para ligar, quando ele liga e, após estar quente, sempre que desligado não liga mais, um mecânico me disse q poderia ser o CDI, tenho dúvidas.

    Qual seria o problema??

    Att. Clemerson
    adv.clemerson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. Olá Fabio,tenho um motor yamaha 55 hp com 2 carburadores(antigo), esse motor foi revisado so q encontra com um problema até então sem solução!
    Ele de principio funciona normalmente(pega de prima e depois navega bem), so q depois que esquentado o motor fica muito ruim de pegar e quando pega ao acelerar ele da empreção que afoga e morre. Se tever como me ajudar ficaria muito agradecido.
    sander18@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  103. Comprei uma lancha que se localiza na Ilha do governador no GIG e estava parada a 5 meses que possui um motor johnson 70 HP 1999 que foi revisado e está Ok (Revisado pelo Mecãnico Ivam do IC Ramos, não sei se o Sr.o conhece, exelente profissional). A parte elétrica esta completamente gambiarrada. Como sou técnico em elétrica arrumei a parte de serviços(bomba de porão, luzes, etc.) Mas me falta informação para consertar a parte do motor (Alarmes, rpm ). Por acaso o Sr. possuiria manual de instalação da parte elétrica do motor, com a marcação da fiação ou me indicaria alguem que pudesse conseguir? sergio.perdigao@ig.com.br

    ResponderExcluir
  104. Luís Fusinato SC13 de junho de 2009 13:24

    Olá Fábio.
    Me chamo Luís Fernando e sou proprietário de um Motor dois tempos YAMAHA 15 hp an6o 2002. O motor foi adquirido em 2004 com apenas 10 horas de uso, estando praticamente zerado. Nünca havia dado problemas até ocorrer um com o hélice, um problema de desgaste de material. A troca foi feita e o motor tbm passou por uma revisão, onde foram trocadas as velas e o oleo da rabeta e feito uma limpeza do carburador. Ao retornar para a água o motor apresentou queda de rendimento em alta rotação, funcionando somente em marcha lenta, e precariamente. De antemão se supos sujeira no tanque de combustível, mas depois de levado ao mecânico, foi constatado que uma das velas estava molhado, portando sem funcionar os dois pistões. Em saida para uma pescaria neste dia 13/06/2009. O motor apresentou o mesmo problema. Verificamos as velas e estava tudo OK. O problema poderia ser na CDI? Depois de tantos problemas foi essa a dúvida, se não poderia ser a CDI. Fico Grato.
    Meu email para contato. luis.tacha@terra.com.br
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  105. ATENÇÃO AO ANÔNIMO QUE FEZ A SEGUINTE PERGUNTA :

    Boa tarde!
    gostaria de saber qual a posição correta do botão de regulagem frontal do jonhson 15 hp ano 87

    RESP.: TEM-SE COMO PARÂMETRO PARA INÍCIO DE REGULAGEM 2 VOLTAS.

    UM ABRAÇO E DA PRÓXIMA DEIXE SEU E-MAIL E NOME.

    ResponderExcluir
  106. Olá Fábio, como posso fazer um curso de motores de popa, tenho um Mercury 50hp 89 e moro no RJ
    meu e-mail é arlindonocchi@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Como vai Fábio, obrigado pela sugestão enviada, fico grato pelas informações dadas.

    Caso possual alguma apostila relacionado à mecânica do Evinrude 35Hp e, possa disponibilizar ficarei grato.

    Att. Clemerson

    adv.clemerson@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Olá Fábio, troquei a hélice pq perdi a outra, se soltou dentro dágua, gostaria de saber o tamanho da original pro yamaha 8hp modelo 8a ano 1989. Estou negociando um motor johnson de 25 hp, nao sei o ano dele, acho que é 92, é um bom motor?? E qto ao consumo é mto maior que um de 15 hp? Grato pelas informações. michelfisioterapeuta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Caro Fábio, tenho um jet yamaha waveraider 700 ano 96. O autolube ainda funciona direitinho mas eu tenho muito receio de continuar usando. Gostarias de desligar a bomba de oleo e pre misturar o oleo 2T direto na gasolina.
    1- A proporção é 40:1 mesmo?
    2- Tenho que deixar um pouco de óleo no tanque de óleo pra lubrificar alguma coisa extra ou pode deixar secar?
    3-Preciso aprender a desmontar e limpar o carburador porque esses motores 2T sujam muito. Tem algum tutorial?

    ResponderExcluir
  110. Caro Fabio! Boa Noite, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog...Gostaria de saber se poderias me indicar cursos em motores de popa no Estado de São Paulo e Santa Catarina...
    COmo funciona para ser um autorizado Mercury ou Yamaha? Gostaria que me ajudasse a saber por onde começar, muito obrigado! meu email frederico_becker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. fabio adquirir uma lancha com um evirude 140 hp v4 gostaria de saber algumas dicas ou manuais para limpesa de carburadores pois notei q um dois carburadores esta afogando pois sou mecanico de autos e nao tenho pratica em nautica,obrigado. email allan22222@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. bom dia! por favor, vc sabe qual a diferença entre um 25yamaha vm e um 25yamaha enduro?meu emaill renato_mandi@hotmail.com, desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  113. RESPOSTA PARA O MARIO SÉRGIO:

    OLÁ !

    VOCÊ PODE SIM USAR O VRO SOMENTE COMO BOMBA DE GASOLINA. NÃO PRECISANDO DEIXAR OLÉO NO TANQUE, PORÉM É BOM SABER QUE UMA VEZ OPTANDO POR ESTA ALTERNATIVA , NÃO É ACONSELHAVEL REVERTER FUTURAMENTE ESTA OPÇÃO. EXPLICO : QUANDO VOCÊ DEIXA A PARTE DO ÓLEO EM DESUSO O DIAFRAGMA RESPONSAVÉL PELO BOMBEAMENTO DO ÓLEO, NO VRO, FICA "BATENDO" À SECO, E AO LONGO DO TEMPO ESTE DIAFRAGMA PERDE SUAS PROPRIEDADES, OU SEJA, PERDE A CAPACIDADE DE BOMBEAMENTO , POIS RESSECA.
    É UMA DECISÃO QUE TECNICAMENTE TORNA-SE IRREVERSÍVEL
    40X1 É O IDEAL. É CLARO QUE NÃO DÁ PARA GANHAR SEMPRE, A ESCOLHA DE ANULAR O MISTURADOR É SÁBIA PORÉM COM AGRAVANTES.
    QUANTO À LIMPEZA DO CARBURADOR ESTOU PREPARANDO ESTE MATERIAL.

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  114. tenho 1 motor selva 6hp quero saber se e um bom motor

    ResponderExcluir
  115. Ola Fabio, gostei muito de suas consultorias...
    Acabei de me formar em um curso de motores náuticos no SENAI e gostaria se possível que me ajude enviando-me algumas dicas de diagnósticos de falhas mais comuns, por onde devo começar, como devo fazer a limpeza de cabeçotes, etc. ...e outras dicas que ache interessante de eu saber. Alem dos manuais técnicos dos motores, se os tiver.
    Serei muito grato
    Ícaro - Florianópolis – SC - icarocarecho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Boa noite Fabio!Tenho motor 8hp johnson e estou com poblema de fucionamento, so pega com o afogador poxado, e se soltar o afogador ele morre,so fica fucionando em alta rotação,aqui na minha cidade não tem mecanico tenho que se virar, da uma dica, trocar reparo do carburador pode resolver ou outra manutenção? ou e falta compreção, parece que respinga agua no corpo do carburador. ate mais desde ja agradeço. gregoryriba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Olá Fabio!!!meu nome é Paulo e gostaria de saber como encontrar rolamentos e retentores p/rabeta de um motor Yamaha 40 hp ano 1998.desde já agradeco ... paulcarduque@hotmail.com

    ResponderExcluir
  118. boa noite,Fabio!!Tenho um motor mercury 18XD,com problema no cdi segundo o mecanico..aonde conseguir ?o motor ta uns 15 anos sem funcionamento.Qual e o procedimento mas correto p/ tomar?agradeço antecipado!!!andrymiyashita@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde, estou precisando localizar qual fio é responsável pela indicação do tacômetro no motor mercury 140 HP V6 em linha, poderia me dizer a cor ou a posição de onde sai do motor?
    Marco Antonio, maconsertec@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  120. Olá, acabamos descobrindo o fio correto por simples tentativa, na segunda opção o tacometro começou a marcar, nossa nova duvida agora é:
    Como podemos aferir esta marcação, qual o instrumento ou teste para confirmar que os giros do motor corrspondem ao que marca no tacometro, este aparelho passou por conserto e ficou descalibrado, desde já obrigado. marco antonio POA RS

    ResponderExcluir
  121. Fabio,Boa Noite.
    Sou mecanico de Popa no litoral paulista e estou com um fantasma para resolver:
    Um motor Jonhson 6 hp 1979, que esta escapando a marcha.Porem ja desmontei o bichinho e não há nada de errado com ele.Alguma sugestão?
    Abraços,
    Carlos Viegas

    ResponderExcluir
  122. OLÁ CARLOS VIEGAS !

    SE VOCÊ JÁ DESMONTOU E ANALISOU AS ENGRENAGENS DA RABETA, E CONSTATOU QUE ESTÃO BOAS ...
    ... VERIFIQUE A CONECÇÃO DA MARCHA, E NÃO É A DE METAL COM 2 PARAFUSOS LÁ EMBAIXO, É A QUE FICA DEBAIXO DA CABEÇA DE FORÇA,OU SEJA, A QUE LIGA A ALAVANCA DE MARCHA ( ONDE FAZ-SE A MARCHA ) COM A 1° EXTENSÃO DA VARETA.
    RETIRE A CABEÇA DE FORÇA E VAI SE DEPARAR COM ESTA CONECÇÃO. A ORIGINAL É DE ALUMÍNIO E COM O TEMPO QUEBRA.

    BOA SORTE E UM ABRAÇO. NA PRÓXIMA DEIXE SEU E-MAIL.

    ResponderExcluir
  123. tenho um motor johnson 9.9 tenho o modelo e o serial dele mas nao sei o ano, vc tem como me informar isso??? MOD: 10R 74S SERIAL: C36342 manda resposta pelo meu email davidmaia14@hotmail.com, se puder me informa eu agradeço... abraços

    ResponderExcluir
  124. Oi Fabio, meu nome é Miguel, tomara que vc possa me ajudar, tenho um optimax ano 1999 de 150 hp. Acontece que quando esta frio pega de primeira ou de segunda, mas quando saio e desligo, quando vou ligar novamente preciso de umas 10 , 20 ou mais tentativas até ele pegar, e quando pega sai muita fumaça, o que não é normal no optimax. Esse problema existe desde que o adquiri em 2001, o problema cessou durante uns dois anos sem explicativa, e depois voltou. Será que vc pode me ajudar. Nenhum mecanico conseguiu resolver esse problema. e no computador não aparece nenhum defeito . Abraço meu e-mail é migvega@ig.com.br

    ResponderExcluir
  125. Comprei recentemente uma lancha com motor Johson 75HP, modelo 75ESLR75B.
    Esse motor ficou 2 anos parado, quando fui testar, o motor não dá partida, nem sinal....
    Verifiquei o circuito elétrico e ví que o defeito estava na solenoide do motor de partida, troquei, agora o motor gira na partida, mas não pega.
    Retirei as velas para verificar a centelha, nenhuma delas está "faiscando".
    Como faço para testar o sistema de ignição desse motor? você teria o manual de serviços?
    Neste caso em que o motor ficou 2 anos parado, o que você recomenda que seja feito em uma revisão?
    Um forte abraço!
    Meu e-mail é: mpittagroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Roniel Garcia
    Oi fabio meu nome e Roniel Garcia. Tenho um moto johnson 15 hp ano 98, ele foi todo revisado, trocado mangueira e etc... quando e testado em um tanque ou livre fonciona normaumente, mais quando coloco na agua ate meia aceleração vai de boa, mais depois de meia aceleração ele corta nao vai de geito nenhum qual as dicas q vc me dá? abraços e muito obrigado..
    email.... roni.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. ola fabio, eu tenho um motor 15 da yamaha, ano 1989, queria saber a regulagem daqueles parafusos do combustivel e saida de ar! para o motor ter melhor desempenho, mais velocidade, pois ele esta muito lento, porem nao apresenta problema algum

    grato se poder me ajuda


    gilbertoconte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  128. olá Fabio,achei muito bacana esse seu blog,e a sua atitude em tentar ajudar aos outros.gotaria de pedir sua opinião sobre um motor mariner 150hp efi:que está apresentando o seguinte defeito,os três cilindros da esquerda tem corrente nas velas,os três da direita não chega corrente nas velas,gostaria de saber sua opinião sobre esse defeito,desde já fico mto grato.meu e-mail é...prl49@globo.com sds Paulo.

    ResponderExcluir
  129. Olá Fabio, acho muito legal este blog, parebens.
    Tenho um motor Mariner, 1991, 200HP, gostaria saber se da para modificar o sistema de injeção de combustivel de carburado a EFI, me falam que sim, que o kit custa R$ 2.000,00, da certo está adaptação? que coisas a que trocar realmente? se tem que ter cuidado com algo em especial, ou só é trocar os carburadores por el sistema de injeção?, eu moro em Curitiba, é já consultei a varios profesionais de aqui, a maioria não sabe.
    Obrigado.

    hectorgarciabr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. olá fabio, por favor preciso do esquema eletrico de motor Johnson 40 hp . meu email é tturatto@gmail.com
    c tiver mais materias eu fico muito gratto!!
    sou fabio aqui do sul.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite Fabio, mto interessante seu Blog, parabéns! Não sei se conseguiria me ajudar, tenho um motor de popa Evinrud 15 HP ano 1997 e não acho em nenhum lugar o manual de manutenção do mesmo, vc teria algo parecido para me encaminhar? agradecido desde ja!
    e-mail riczanini@yahoo.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir
  132. Olá FÁBIO, gostaria de por gentileza, de saber qual o prolema de um motor "yamaha Enduro 25 hp, ano 91".
    Acontece o seguinte:
    1º Todas as vezes que dou a partida, ele pega normalmente, mas se falhar uma vez, não pega mais, ae tenho que injetar gasolina direto no carburador para pegar novamente.
    2º Quando estou navegando em alta velocidade, ele começa a falhar, dar uns trancos.
    Por favor peço a gentileza de me dar algumas dicas do que poderia ser, sistema de alimentação, ou elétrico, tenho conhecimentos de elétrica automotiva, abraço.

    ResponderExcluir
  133. ola fabio , desde ja , parabeniso pelo otimo site , e venho por meio desta resolver de vez por todas minha duvida , comprei um evinrud de 15 hp , ano 98 usado , ainda nao sei a proporçao correta de mistura de olea dois tmps na gasolina desde ja grato , alex aledpana@bol.com.br

    ResponderExcluir
  134. Te mandei um e-mail, podes respondê-lo?
    Parabéns pelo blog, dividir conhecimentos é muito nobre!
    sanirsan@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. AO ANÔNIMO DO 25 HP YAMAHA:

    OLÁ !

    PELA SUA DESCRIÇÃO TUDO INDICA QUE É PROBLEMA DE IGNIÇÃO.

    1- O IDEAL SERIA VOCÊ COLOCAR UMA LÂMPADA DE PONTO NOS CILINDROS E VERIFICAR FALHAS QUANDO O PROBLEMA OCORRESSE.

    2- DESLIGUE O SENSOR DE TEMPERATURA E OBSERVE SE O PROBLEMA CONTINUARÁ. O SENSOR TEM A FUNÇÃO DE CORTAR A CORRENTE DAS VELAS INTERMITENTEMENTE QUANDO O MOTOR AQUECE, O MESMO PODE ESTAR EM CURTO.

    3- NÃO SENDO O SENSOR, QUANDO O MOTOR FALHAR MEÇA CONTINUIDADE DO ESTATOR E DO SENSOR. SE NÃO APRESENTAR DEFEITO , O PROBLEMA DO MOTOR É CDI.

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  136. ola fabio tenho um motor johson de 6hp ja fiz de tudo pra ele parar de esquentar nada faz ele circula a agua.
    ja tirei a rabeta coloquei na agua com a furadeira mando longe.
    ja testei ele sem a rabeta com a magueira ligada sem a rabeta circula legal.
    parese q o ploblema esta entre a descarga e a rabeta
    manda a soluçao pra mim meu email e ailtonradial@hotmail

    ResponderExcluir
  137. Olá Fabio, desde já parabeniso vc por dividir um pouco do seu conhecimento sb motores de poupa. recentemente comprei um motor 25hp yamaha (novo)acoplei ele em uma miraguaia 500 5mt x 1.6mt á duvida é se o passo da élice esta correto em relação ao conjunto? na tarjeta do barco motor min 25hp max 50hp, geralmente o barco carrega 3 pessoas mais uns 50 kg entre combustivel e tralhas. Qual a vida util em media deste motor ou de um motor 25hp? não uso o máximo de aceleração. Não comprei motor maior por via do trasporte e quando chego em casa retiro ele do barco para limpeza, tenho o fone mas não uso, prefiro colocar em uma caixa d'água e ligalo onde verifico o funcionamento dele.Oque vc diz em relação ao motor e-tec 25hp e um 25hp yamaha carb, e um 4t 25hp ou 20hp, 30hp já que o e-tec 25hp pesa 66kg o yamaha 25hp 52kg e o 25hp 4t (mariner)72kg +- ou 20hp 56kg? aristeudorner@hotmail.com
    grato e felicidades!

    ResponderExcluir
  138. AO ANÔNIMO DO 25 HP YAMAHA:

    OLÁ !

    PELA SUA DESCRIÇÃO TUDO INDICA QUE É PROBLEMA DE IGNIÇÃO.

    1- O IDEAL SERIA VOCÊ COLOCAR UMA LÂMPADA DE PONTO NOS CILINDROS E VERIFICAR FALHAS QUANDO O PROBLEMA OCORRESSE.

    2- DESLIGUE O SENSOR DE TEMPERATURA E OBSERVE SE O PROBLEMA CONTINUARÁ. O SENSOR TEM A FUNÇÃO DE CORTAR A CORRENTE DAS VELAS INTERMITENTEMENTE QUANDO O MOTOR AQUECE, O MESMO PODE ESTAR EM CURTO.

    3- NÃO SENDO O SENSOR, QUANDO O MOTOR FALHAR MEÇA CONTINUIDADE DO ESTATOR E DO SENSOR. SE NÃO APRESENTAR DEFEITO , O PROBLEMA DO MOTOR É CDI.

    UM ABRAÇO.

    Obrigado por responder, desculpe minha iguinorância, mas onde ica o sensor de temperatura do motor enduro 25 hp ano 91 ?

    ResponderExcluir
  139. OK SUPERPRODUTOS !!! DEIXE SEU E-MAIL QUE VOU LHE MANDAR A VISÃO EXPLODIDA E MARCAR O SENSOR DE TEMPERATURA. NÃO DÁ PARA COLOCAR IMAGEM AQUI NESTE ESPAÇO.

    ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  140. Olá, vc saberia me ajudar?? O que pode estar acontecendo com meu motor de popa? É o seguinte: tenho um motor de popa de 60 Hp (FETO)2002 da Yamaha e ele sempre funcionou perfeitamente, no entando, um dia fui sair com o barco da marina e quando eu acelerava o motor engatado, ele "morria", apagava...., já quando apenas acelerava o motor(sem estar engatado) ele acelerava muito bem, chegava a 4500 rpm e não apagava.
    Na minha ignorância é como ele afogasse quando engata a "marcha".
    Se vc puder me dar uma orientação lhe agradeço.
    Att.
    Abraço
    Fernando M. Á (fernando.m.a@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  141. Ok,Fábio, aguardo atentamente , já enviei e-mai pra ti, e desculpe pelo nome "superprodutos", é que estou tentando sair do "anônimo"

    ResponderExcluir
  142. boa noite colegas poderiam me informar quem teria biela a venda nova ou usada do motor evenrude 25 ou 70 para venda flamarion01@uol.com.br

    ResponderExcluir
  143. Olá Fábio, prazer em conhecê-lo. Vou comprar um motor Mercury 15 ou 20 HP (novo), e estou em dúvida quanto a 2 ou 4 tempos. Devo informar que será usado para pesca em represa, água doce e calma, 1 vez por semana, 2 horas de trabalho intermitente do motor. Gostaria que me desse sua opinião na escolha, e se possível as vantagens e desvantagens. Gostaria de saber ainda se você tem alguma informação quanto a futura proibição de motores 2 tempos, devido a incompatibilidade com o meio ambiente por ser muito poluente. Parabéns pelo seu trabalho, muito útil, e com certeza voltarei a te fazer outras consultas. Um forte abraço, Jairo.

    ResponderExcluir
  144. boa noite fabio tenho uma loja de nautica em santos voce teria como me passa um telefone para contato abraços claudio motonautica santos

    ResponderExcluir
  145. OLÁ CLÁUDIO MOTONAUTICA !

    DEIXE SEU E-MAIL POR FAVOR.

    ATÉ MAIS...

    ResponderExcluir
  146. RESPOSTA PARA O JAIRO: OLÁ !
    O BRASIL É UM DOS POUCOS PAÍSES QUE AINDA NÃO CRIOU UMA POLÍTICA PARA O FIM DA IMPORTAÇÃO DOS MOTORES 2 TEMPOS CARBURADOS.O FIM DESSES MOTORES É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL. ATENÇÃO AO CARBURADO SUPRACITADO, POIS JÁ EXISTE A TECNOLOGIA 2 TEMPOS COM INJEÇÃO DIRETA,QUE É CONSIDERAVELMENTE MENOS POLUENTE E MAIS ECONÔMICO. UM EXEMPLO DESTA TENDÊNCIA É O DA BOMBARDIER - FABRICANTE DOS MOTORES JOHNSON E EVINRUDE - QUE NÃO FABRICAM MAIS MOTORES 2 TEMPOS CARBURADO.
    COM RELAÇÃO AO SEU CASO, TE ACONSELHO UM MOTOR 4 TEMPOS, DEVIDO AO CUSTO X BENEFÍCIO.O MOTOR 2 TEMPOS É INTERESSANTE PORQUE CONSEGUE UM RENDIMENTO MAIOR EM VELOCIDADE FINAL, RESUMINDO : "ANDA MAIS",SÓ QUE ISTO É DESPREZÍVEL PARA QUEM SÓ QUER PASSEAR COM A FAMÍLIA, SEM EXAGEROS DE VELOCIDADE.
    E MAIS... OPTE PELA YAMAHA, A MEU VER É A MELHOR TECNOLOGIA DE MOTORES DE POPA, OU SEJA, VIDA ÚTIL LONGA, DURABILIDADE, PEÇAS ACESSÍVEIS E QUALIDADE.
    ATENÇÃO AO MANUAL DO PROPRIETÁRIO, E ASSIM TERÁ MOTOR POR MUITO TEMPO.

    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  147. Bom Dia Fabio meu email è:
    motonautica@ig.com.br
    sonautica@ig.com.br
    obrigado fico no aguardo
    Claudio

    ResponderExcluir
  148. Fábio meu e-mail é marcosbrumatti@yahoo.com.br, estou aguardando , obrigado.

    ResponderExcluir
  149. Olá Fábio , agradeço por ter enviado a vista explodida com a indicação do sensor de temperatura, mas acredito que o desenho não bate com o motor que tenho, será que estou com um motor de ano diferente do especificado? Posso te enviar foto do motor pelo seu e-mail pra melhor verificação?

    ResponderExcluir
  150. Caro Fábio, tenho algumas dúvidas,1. Como faço para medir a pressão da carburação, evinrude 35HP 3 cls? 2. O motor de partida, somente gira para uma lado quando se procede a ignição, a engrenagem sobre o seu eixo, não está se levantando para iniciar a partida do motor, o que pode ser? Será que há a necessidade de efetuar a substituição do motor de partidas?
    e-mail: adv.clemerson@hotmail.com

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog, está sendo muito esclarecedor, aliás, para nós "mecânicos" de final de semana, estão sendo ótimas a suas dicas.

    ResponderExcluir
  151. vou retificar uma camisa de um motor jonhson de 4hp qual seria o piston ideal para essa camisa depois de retificada

    ResponderExcluir
  152. Olá, comprei um barco com um motor yamaha de 25, gostaria de saber como fazer a ligação elétrica para que o alternador do motor recaregue a bateria, simplesmente ligo as saídas do alternador na bateria ou tem algo a mais,

    Abraços,
    Vanderlei - Guaramirim - SC
    vmelchioretto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  153. Olá Fabio!
    Meu nome é Carlos da cidade de Santos SP.
    Parabens pelo blog e por sua atitude em ajudar o proximo, principalmente quando este esta longe e em dificuldades He He.
    Meu motor é um Johnson de 40HP 2 cilindro em linha carregado em espiral ano 1999 carburado com igniçào eletronica. Funcionava bem mas ficou 5 anos parado sem qualquer funcionamento. quando tentei funcionalo, antes, troquei os cabos de bateria as mangueiras de combustivel, filtros. Tentei dar a partida e este não funcionou. Chequei a faisca nas velas e nào havia alguma cheàuei direto no cabo e nào havia tão pouco. Será que o CDI esta isolado ou algum ponto da ignição isolado? Gostaria de checar com o multi teste mas nào tenho o esquema eletrico. Será que você tem este e poderia me vender uma cópia ou me dar alguma dica que me ajuda-se. Meu E-mail é crl@bignet.com.br Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  154. Olá Fabio, desculpe o KKK, estava testando pra ver se dava certo.Meu nome é Luiz Anônio, de Luz,MG, tenho um motor envinrude de 15 para um marujo de 5 metros, qual a regulagem de posição da rabet para que ele fique mais veloz e onde fica esta regulagem. totocacarvalho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  155. Oi Fabio, parabens pelo blog.
    Estou com um motor jhonson 50hp ano 78 que estava pegando perfeitinho até q sem querer usamos combustível muito velho,ele só deu uma funcionada e agora num pega nem a pau. dá a impressão q ele está engasopado pq quando ameaça de querer pegar faz uma grande fumaceira e ñ pega
    Me dá um help!! já limpei carburador verifiquei faísca da bobina e das velas compressão,etc tá td certinho. Aguardo ansioso.

    ResponderExcluir
  156. AO ANÔNIMO DO 4HP :

    O JOHNSON 4HP SÓ ACEITA 2 RETÍFICAS, OU SEJA, STD(STANDER) OU 0.30. SE MANTIVER STD, NÃO PRECISA TROCAR O PISTÃO , JÁ SE RETIFICAR EM 0.30 , O PISTÃO DEVE SER TROCADO.

    ResponderExcluir
  157. OLÁ MINEIRINHO ! POR FAVOR DEIXE SEU E-MAIL.

    ResponderExcluir
  158. Ola amigo!
    Gostaria de saber se você apostilas de manutenção de motores de popa.Obrigado.
    pedrosajf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  159. Boa noite Fabio

    estou em Paranapanema - SP, tenho um motor johnson 60 hp com sistema de engate elétrico, ou seja, a inves de um cabo que aciona o cambio, e faz o engate f-n-r , no comando tem uma chave elétrica, e a fiação segue até a rabeta, onde tem duas bobinas, que se incumbem de fazer o engate., este sistema trabalha bem, mas tenho problema de entrada de água na rabeta, já troquei os retentores do eixo e os retentores do cardan, que ficam na bomba dágua, mas mesmo assim entra água. oque pode ser?
    obrigado. Edinho.

    ResponderExcluir
  160. Ola Fabio, to voltando pra deixar meu e-mail, que é edinho.franco@hotmail.com.
    obrigado

    Edinho.

    ResponderExcluir
  161. preciso trocar o rotor de borracha do meu motor de polta- (motor dois tempos 8hp yamaha. qual o procedimento passo a passo? aguado resposta no Email: legal_samuel@hotmail.com
    Atenciosamente. Samuel Duque. Almenara MG

    ResponderExcluir
  162. Oi Fabio meu email é mineirinho.10@hotmail.com
    vlw!!

    ResponderExcluir
  163. Prezado Fábio, Boa Tarde! Após suas informações resolvi adquirir motor YAMAHA 20 HP 4T F20BMHS, e gostaria de saber:
    -Como instalar um Horímetro TUROTEST neste motor?
    -A instalação dos acessórios só para carregar a bateria do motor eletrico, compensa o gasto extra?
    Tenho várias ferramentas e algumas noções de elétrica, eletrônica e mecânica. Posso executar estas intalações, ou deve ser feito em uma Assistência Técnica?
    Gostaria de saber se você ministra curso de Manutenção de Motores de Popa. Favor me fornecer informações pelo meu e-mail.
    Grato, Jairo.

    ResponderExcluir
  164. Ola fabio acabei de comprar um motor jhonson 15 hp, ano 93 ele esta bem conservado, mas ficou muito tempo parado, estou fazendo uma revisão nele, mas não manjo muito, tirei a rabeta, para trocar o rotor nessas partes não tem junta, queria saber se vai algum tipo de cola de junta especial, pra fechar a tampinha do rotor e a propia rabeta, queria tb limpar o carburador, e trocar as velas, se puder me dar algumas dicas agradeço obrigado!!! email:anderson1700@hotmail.com
    araçoiaba da serra sp

    ResponderExcluir
  165. Olá Fábio, meu nome é Alberto Achei muito maneiro seu blog, estou precisando de ajuda, tenho um motor de popa Johnson 15hp modelo j15rtsu, ano 2007, o mesmo está apresentando os seguintes problemas não está engatando a marcha pra frente só a ré, e a rabeta esta esquentando muito, mas muito mesmo nunca vi a rabeta esquentar tanto. Obrigado desde já.
    Meu e-mail é alb_almeida@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  166. Vc possui alguma oficina no Rio onde possamos levar os motores para consertar, outro detalhe o meu motor está muito acelerado tb.
    Meu nome é Alberto e-mail alb_almeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  167. João Moraes.
    Caro fabio tenho um motor everude de 70 ano 92 que esta tirando meu sono, dei uma geral troquei bomba de combustivel, cdi e não fiz nem uma maré com ele e ele esta cortanco abre e fecha só pode ser carburado mas infelismente mecanico bom não tem tempo e o resto são todos safados e capadores de peça vc compra o reparo e eles não trocam tudo, então gostaria de saber se vc tem um curço via dvd ou parecido sobre manutenção de carburação que poça me mandar e tambem saber do custo deste material, agradeço antecipadamente joaomoraes.pe@gmail.com

    ResponderExcluir
  168. Olá Fábio
    Possuo uma lancha de 15 pés com johnso de 25. Hoje quando navegava na máxima a lancha perdeun velocidade mas o motor não perdeu o giro, com se tivesso desngatao, o que não aconteceu. Foi como se patinasse. Desconfio que rompeu aquela bucha de borracha do hélice. Mesmo assim consegui retorna ao ponto de partida com velocidade bem baixinha. Se for isso tem jeito ou só outro hélice? Sou do Rio, vc resolve isso?
    Sabe com consigo um manual desde motor(o meu ter partida elétrica)

    ResponderExcluir
  169. olá, por gentileza tire uma duvida tenho um motor yamara 8hp 2 tempo o mesmo anda dando um problema quando vou ligar, ele pega com o afogador puchado só que quando baixo ele(afogador) o motor morre na lenta se acelero também morre.

    ResponderExcluir
  170. Olá,tenho um motor jonhson 25hp de 2 tempos ano 95, teria como disponibilizar por email o o manual de manutenção.
    O meu email é p.c.mello@hotmail.com
    Grato pela sua atenção.
    Mello

    ResponderExcluir
  171. olá fabio sou mecanico de motores de popa sou de guarulhos,não tenho nada sobre motores injeção eletronica será que voce pode me mandar alguma coisa informação tec.através de cd ou como você puder,já te agradeço meu msn é leandronautica200hp.motor@hotmail.com vamos trocar ideias sera um prazer.valeu

    ResponderExcluir
  172. Olá Fábio, enviei pra vc as fotos do motor, já faz um tempinho , vc recebeu, ou aconteceu algum extravio?

    ResponderExcluir
  173. olá amigo!! tô com problema no meu motor de popa yamaha 8hp ano 96. cara eu vou pesca quando pega né chego em casa faço aquele procedimento seco o carburador passo agua doce etc, ai quando vou fazer outra pescaria vou ligar o bicho e ele até pega com o afogador puchado só que quando abaixo o afogador ele morre isso na lenta se acelero ele até tem uma rotação boa só que não guenta e morre também e ai não pega mais, isso pode ser alguma regulage ja que ele pega com o afogado?? ou o garburado tá meia boca. me ajuda pelo amor de deus ten hora que cansa... hehehehe

    ResponderExcluir
  174. evinrud 15 hp/centelha sai e para /o que sera ?uma das bobinas ja esta com verniz derretido .girolmax@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  175. Prezado Fábio,

    gotaria de aprender a manutenção do motor de popa yamaha 40 hp, possuo 1 a 3 meses, estou morando longe e para arrumar um mecânoco é raridade, você poderia me enviar algum manual sobre o Yamaha de 40 Hp? O ano é de 2009 o motor.
    Ronaldo Barradas

    ResponderExcluir
  176. caro fabio meu nome é Jean e tenho um motor johnson 9.9 ele não esta refrigerando direito desmontei a parte debaixo dele e vi que o rotor de agua estava quebrado troquei mas parece que ele ainda não refrigera direito oque devo mexer agora??? e onde que realmente é o escape dele,logo abaixo da cabeça de força,ou na helice??abraços.aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  177. oi fabio, legal voce passar seus conhecimento para as pessoa .legal

    ResponderExcluir
  178. fabio boa tarde sera que voce pode me orientar num motor 15hp jonhoson 92,tem poblema do sistema da saida da agua,nao sai agua desmuntei a rabeta,apertei o cano ferro com dedo,soprei a saida de a agua parece vasa entre motor e parte do suporte do motor embaixo isso e normal ou esta furado,cano ou mangueira e outro poblema esta no funcionamento do motor ele pega com afogador puxado ok,mas quando solta ele morre e eu tirei a vela e estava seca sara que e esta faltando gasolina ou tem outro poblema,limpei o carbura e nada adiantou ,se puxar demais o afogador ele afoga em baixa rotaçao ele fafalha alta nao.se morrer demora pegar,.sera que ajudei .ah sera que voce pode me mandar algum esquema de tipo de motor. de localizaçao de compomentes,nao sei aonde e a bomba daqua na real nao nada desse motor obrigado meu email e sandroalmeida24@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  179. Senhores,

    Tenho um motor Yamaha 15hp e gostaria de saber se alguem conhece o esqema elétrico para instalação de iluminação.

    grato
    Ivo
    e-mail unibras@pop.com.br

    ResponderExcluir
  180. Fabioooooooooooo cade vc eu cliquei so pra te veeeeeeerrrrrr

    ResponderExcluir
  181. Boa Noite Fabio, quero fazer um curso de mecanica especializada em motor de popa, conhece algum lugar aqui em SP ? moro em campinas/SP fernandoferraz_10@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  182. OLA FABIO E SANDRO ESTOU TE RETORNANDO SOBRE O MOTOR 15 HP 92 SOBRE CORBURADOR E SAIDA DA AGUA,SIM GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODERIA ME MANDAR ESQUEMA DESSE MOTOR PORQUE NAO sei aonde A BOMBA DAGUA DESSE MOTOR, NAO TEM POBLEMA NO VEDANTE DA AGUA SERA QUE E ROTOR DA BOMBA ,QUE ESTA GASTO E NAO JOGA AGUA NO MIJADOR?.E TAMBEM ARREGULEI O CORBURADOR Do jeito QUE VOCE ME PASSOU MAS AINDA QUANDO FUNCIONA ELE MORRE MAS SE PUCHAR ATE A METADE ELE FUNCIONA CORRETO ATE COM MARCHA LENTA ARREGULEI O CABO MAS NAO ADIANTOU PARECE QUE TA FALTA DE GASOLINA? SE VOCE PODER MADAR O ESQUEMA DO MOTOR COMPLETO EU AGRADEÇO MUITO A SUA AJUDA,JA TENHO DA RABETA VOCE ME MANDOU .OBRIGADO sandroalmeida24@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  183. ola amigo quero fazer um curso de mecanica nautica vc tem cd ou dvd.

    marconefacundo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  184. Olá Fabio, me chamo Emerson sou marinheiro particular e gostária de aprender um pouco mais sobre motores em especial o Yamaha de 4 e o de 15 do qual eu cuido...
    O motor de 15 está com um problema de rendimento, acho que é carburador mas não sei limpar. Caso possa me ajudar meu imail é emersonpauloferreira@gmail.com
    Desde já grato!

    ResponderExcluir
  185. Posso guardar o motor deitado em vez de em pé?

    ResponderExcluir
  186. Ola fabio, tenho um motor yamaha 4t 100hp. Gostaria de saber a causa da queima do retificador/regulador da bateria e se você tem pra vender o retificador.
    Um abraço.

    Muito obrigado.

    Att Carlos- e-mail icgusberti@gmail.com

    ResponderExcluir
  187. Olá Fábio! Antes de tudo, parabéns pelo blog... é realmente muito dificil encontrar assuntos relacionados a motores de popa! Bom... tenho um motor canadense de 15 HP que foi dado ao meu pai a muitos anos atrás (o mesmo já estava comprometido com a parte elétrica). O ano do motor é 1973 e a marca é Tecumseh. Bom... sou apaixonado por mecânica, e decidi fazer esse motor funcionar! Conforme lhe falei antes, toda a parte elétrica estava comprometida... levei a vários mecânicos de motores de popa e a resposta foi sempre a mesma...jogar fora! A minha teimosia e meu orgulho me fizeram acreditar que eu poderia fazer esse motor funcionar! E fiz... com adaptações é claro. Gostaria de sua opinião quanto a "gambiarra" que fiz...ou melhor, se esse motor poderá funcionar da forma com que está agora. Vou lhe explicar o que fiz: Embaixo do volante adaptei um magneto dessas motos de 125 cc. No local onde ficavam as bobinas originais, adaptei 2 bobinas de força (tambem de moto 125 cc) juntamente com sensores do disparo da energia (norte e sul) e 2 CDIs também de moto. As bobinas das velas também são...ou seja, todo conjunto elétrico foi adaptado. Para minha surpresa, o motor funcionou que foi uma beleza!! Agora a pergunta: Posso usar esse sistema sem dor de cabeça? Irá prejudicar o conjunto mecânico? Posso também adaptar uma hélice de um motor Yamaha 15 HP normalmente? Segue meu E-mail para contato: kamikaze.paulo@gmail.com

    Grato pela atenção,

    Cordialmente.

    Paulo

    ResponderExcluir
  188. ola fabio,me chamo petrucio tenho um yamaha 4hp e gostaria de saber como trocar o rotor e oleo da rabeta.e se vc sabe onde eu possa fazer um curso de mecanica de motor de popa no rio de janeiro,ou vc tem algum curso em dvd.
    agradeço antecipadamente.
    manduounico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  189. ola fabio me chamo luciano sou de mato grosso do sul e gostaria de saber como faco para adquirir um gicle e quit de carburador do motor mariner 30hp nao tenho certeza do ano do motor mas acho q e 1996 seu n e am 689s e as pecas sao a mesma do yamaha meu email e luciano2008toatoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  190. Oi Fabio, meu nome é Rogerio,sou Mecânico de Motocicletas em geral,comprei um yamaha 15 hp 2009 e estou precisando de adaptar algum kit que o faça carregar uma bateria para uso do motor elétrico,dá pra vc me passar a senha parceiro? Desde já eu o agradeço cordialmente,e se precisar, é só falar...
    Endereço: rogeriorddias@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  191. Fabio,

    estou precisando de uma fieira completa (partida) para motor yamaha 8 hp ano 1983.

    Será que pode me ajudar.

    Abraço.

    Mário L.

    mariolv8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  192. OLA,BOA TARDE EU TENHO UM MOTOR DE 4T FABRICANTE BRANCO, 4,5 HP EU ESTOU PRECISANDO DE UM CARBURADOR OU ADAPTAR UM, DESDE DE JÁ TE AGRADEÇO
    OBRIGADOANTONIO

    ResponderExcluir
  193. Ola, gostaria de saber onde posso fazer algum curso de manutencao nautica, pois gosto muito disso, e gostaria de me aperfeisoar,se puder me ajudar sou do Paraná, curitiba, obrigado.juliozortea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  194. Ola gostaria de saber se alguem sabem onde é a entrada de agua de refrigeração, numa coluna bravo 2.
    O meu motor aquece, e aprentemente não circula agua. Pode ser o termóstato, a bomba ou entrada de agua.
    Obrigado
    Mario - Portugal mario.monteiro@aquafunds.com

    ResponderExcluir
  195. ola gostaria de saber se vc sabe onde possa conseguir algum tipo de scanner para motores de popa.

    ResponderExcluir
  196. Olá Fábio
    Gostaria de saber se você teria informações sobre algum curso sobre mecanica de motores de popa.
    Ou se você teria algum material para mim estudar um pouco antes de meter a cara nos motores.
    Qualquer informação que você tiver vai ser muito bem vinda!

    Desde ja agradeço.

    Leandro Tanaka
    tnk702@hotmail.com

    ResponderExcluir
  197. Bom dia, tenho um motor johnson 45 manual, estou com dificuldades de acha o injetor de combustivel, aquele q manda combustivel p/ os caburadores pra fazer pegar, se vc puder me ajudar desde ja agradeço. moro em Floripa.

    ResponderExcluir
  198. bom dia novamente, postei o comentario acima, motor johnson 45, meu imail é joedusantos@hotmail.com , obrigado.

    ResponderExcluir
  199. Fabio, parabens pelo blog

    Possuo um evinrude 50hp 1996 2cil. carburado e tenho tido muita dificuldade em faze-lo pegar,enfim este é outro assunto , Gostaria de saber se possue manual technico deste motor ,necessito saber como trocar o rotor da rabeta ,grato.
    Giancarlo
    email: giancarlo-gonzales@hotmail.com

    ResponderExcluir

OLÁ! DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI.